Medidas essenciais para evitar o COVID-19

Atualizado: Mar 26

É extremamente importante ter atenção com a biossegurança em todos os momentos, seja ao chegar na companhia, durante as pausas e descansos, nos espaços coletivos, no relacionamento com os colegas e no próprio atendimento aos clientes, fazendo todo o procedimento de higienização antes e depois, respeitando os locais adequados para uso de jaleco e realizando descarte de resíduos nas lixeiras adequadas.

Seguem algumas recomendações:

● Os banheiros, copas e restaurante devem ser higienizados com frequência ampliada, todos os dias, devido ao maior número de pessoas; ● Todos deverão lavar as mãos e higienizá-las com álcool gel antes de entrar no restaurantes, lanchonetes e/ou refeitórios; ● Passar álcool gel nas mãos antes e depois das seguintes situações: Usar uma cadeira que possa ser compartilhada com outras pessoas; subir ou descer por uma escada, chamar e pegar um elevador; subir e descer do transporte público.

● Higienizar celulares e telefones de uso comum da recepção e telefonia com álcool 70%.

Banheiro Higienizar as mãos com álcool antes de tocar a maçaneta do banheiro. Após o uso do banheiro, lavar as mãos seguindo as orientações já dadas e acrescentar o seguinte: fechar a torneira com o papel utilizado para secar as mãos e ainda utilizá-lo para abrir a porta. Ao sair do banheiro, jogar o papel no lixo mais próximo.

Bebedouros Não utilizar o esguicho direto de boca, somente a saída de água para copo descartável. Antes e depois de utilizar o bebedouro, passar álcool nas mãos para garantir o equipamento sempre limpo.

Distanciamento Recordar de garantir sempre uma distância de, no mínimo, 1 (um) metro entre as pessoas.

Utilização e descarte de máscaras

Conforme informado na edição especial deste comunicado, enviada na última sexta-feira, dia 17 de abril, o uso de máscaras agora é obrigatório para todos, em locais públicos, o que inclui empresas e corporações.

As máscaras deverão ser descartadas, sempre que estiverem úmidas, como resíduos comuns não recicláveis.

Atente-se aos demais cuidados, em relação à utilização das máscaras:

Antes de colocar ou de retirar as máscaras, higienize as mãos; Utilize sempre o elástico ou a tira de amarração para manusear sua máscara. Evite tocar na máscara ao longo do dia; A máscara deve estar sempre no rosto, tampando nariz e boca adequadamente. Nunca utilize-a embaixo do queixo ou do nariz; Sempre que estiver úmida, troque-a.

Cuidados com a assepsia dos espaços comuns nas corporações ● No bebedouro, utilize apenas a saída de água para encher recipientes; ● Higienize seu posto de trabalho e objetos de uso constante várias vezes ao dia. Utilize papel toalha e álcool 70%; ● Reaplique álcool em gel nas mãos sempre que tocar alguma superfície; ● Mantenha a distância de segurança de qualquer pessoa; ● Adote um comportamento amigável sem contato físico, contribuindo para um ambiente de trabalho agradável; ● Se precisar tossir ou espirrar, mesmo de máscara, utilize a etiqueta da tosse e use o antebraço para conter possíveis gotículas; ● Não devem ser realizadas reuniões presenciais, uma vez que não podem ser feitas aglomerações de pessoas, seja em salas de reunião ou mesmo em espaços comuns de convivência. Usem as ferramentas disponibilizadas para reuniões online; Sintomas respiratórios? Ainda que leves, fique em casa e avise sua liderança.

Copa ou refeitório

● No seu horário de lanche ou almoço, dê preferência aos horários de menor aglomeração de pessoas; ● Ao se sentar na copa, refeitório ou lanchonete, respeite os lugares e mantenha o distanciamento dos colegas; ● Na hora do almoço ou do lanche, guarde sua máscara embrulhada em papel toalha ou guardanapo para evitar contaminação. Retire-a apenas para realizar a sua refeição e recoloque logo em seguida. Se sua máscara já estiver na hora de descartar, leve uma máscara nova embrulhada em papel toalha para você substituir ao sair da copa, refeitório ou lanchonete; ● Se possível, dê preferência a locais ao ar livre para fazer suas refeições.

No banheiro ou vestiário ● Higienize as mãos ao entrar e ao sair; ● Fique atento para não levar as mãos ao rosto após tocar nas descargas, nas torneiras, nos puxadores das cabines ou dos armários; ● Não compartilhe objetos como escovas de cabelo e batons; ● Ao pegar algum objeto no seu armário, higienize as mãos; ● Lave as mãos diversas vezes ao dia.

Isolamento respiratório A intenção de um colaborador manter isolamento respiratório é não colocar em risco seus colegas de trabalho e as pessoas da comunidade.

Se você tem um sintoma respiratório, sai de casa e vai até o local de trabalho, você pode contaminar as pessoas no meio de transporte utilizado e as pessoas com quem você trabalha. Tendo algum sintoma respiratório, é importante não sair de casa e manter-se em isolamento. Avise seu gestor e o RH para que sejam adotadas as medidas de gestão de crise.

Reforçando: se tiver sintomas respiratórios, NÃO VÁ PARA SEU LOCAL DE TRABALHO. Proteja a sua comunidade e seus colegas.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo